Direitos Humanos em tempos de conflito: uma abordagem decolonial sobre os atuais impasses
O cenário internacional atual é marcado por conflitos armados e instabilidades globais que afetam fortemente a vida humana. Temas como deslocamento forçado, violência sexual, recrutamento de crianças, proteção de civis e refúgio estão cada vez mais em pauta. Nessa conjuntura, as lutas por garantia e respeito aos direitos humanos intensificam-se e encontram apoio, mas também enfrentam obstáculos.
Este curso tem o objetivo de responder alguns questionamentos como: o que são os direitos humanos?; quais os principais desafios e avanços em âmbito internacional?; como proteger a vida humana em meio às violências dos conflitos armados? quais iniciativas de defesa dos direitos humanos existem e como elas operam na prática?
Propomos um mergulho no conceito de direitos humanos, seus princípios fundamentais, suas transformações e desafios atuais. Como diferencial, este curso focará em críticas decoloniais às abordagens tradicionais de direitos humanos, explorando teorias e práticas não ocidentais que envolvem agendas e estratégias de resistência, ativismo de comunidades afetadas por conflitos e iniciativas baseadas na justiça social, inclusão e reconciliação.
O curso ocorrerá de forma remota, via Google Meet, entre 10 e 13 de junho, contabilizando 8 horas/aula. As aulas acontecerão de forma síncrona, das 18h às 20h. As aulas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente aos inscritos.
O valor do investimento é 100 reais e pode ser pago a partir das seguintes opções: Cartão de Crédito, Pix, PagBank ou Boleto Bancário.
Programa
10/06 - Introdução aos Direitos Humanos e Conflitos Internacionais
11/06 - Consequências Humanitárias dos Conflitos Armados
12/06 - Perspectivas Decolonais sobre Direitos Humanos
13/06 - Resistência, Ativismo e Construção de Paz
Palestrante
Pós-doutora em Relações Internacionais pelo PPGRI “San Tiago Dantas” (Unesp, Unicamp, Puc-SP) e pesquisadora do Lapi. Desenvolveu pesquisa sobre crianças envolvidas em conflitos armados; infância e RI e juventude e paz. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra e fez pesquisa de campo sobre juventude e paz na sede da União Africana, Etiópia.
Palestrante
Kimberly Digolin
Pesquisadora visitante na Universidade de Coimbra, com bolsa CAPES PrInt. Mestre e doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC/SP). Possui especialização em Docência para o Ensino Superior. Pesquisadora no Laboratório de Política Internacional (LAPI) e membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos em Segurança (PCECS).
Perguntas Frequentes
-
Quem pode se inscrever?
-
Todos e todas que tenham interesse no tema.
-
-
Há algum pré-requisito para participar do curso?
-
Não, não há nenhum tipo de pré-requisito. Também não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o tema para se inscrever no curso.
-
-
Haverá emissão de certificado?
-
Sim, serão emitidos certificados para estudantes matriculados que comparecerem a, pelo menos, 3 dos 4 encontros; ou então que acertarem pelos menos 70% do questionário final sobre os temas abordados no curso.
-
-
Todas as aulas serão síncronas?
-
Sim, todas as aulas do curso serão síncronas.
-
-
Serão disponibilizadas gravações das aulas?
-
Sim, as gravações das aulas ficarão disponíveis por 30 dias.
-
-
Há previsão de novas datas para oferta do curso?
-
Não, no momento não estão previstas datas de novas edições do curso.
-
-
Onde está disponível o link para inscrições?
-
O formulário pode ser acessado neste link.
-
-
Quais as formas de pagamento?
-
O pagamento pode ser feito via Cartão de Crédito, Pix, PagBank ou Boleto Bancário.
-